domingo, 19 de dezembro de 2010

A CULTURA ORGANIZACIONAL DAS ESCOLAS...

        Atualmente estão ocorrendo várias mudanças nos currículos e na organização escolar, estas mudanças podem ser percebidas no processo de institucionalização da democracia, pela qual buscamos a participação da comunidade, professores, pais, alunos, funcionários e diretor para gerir as escolas.

Essa alternativa de gestão participativa promoverá o afastamento das tradições corporativas que prejudicam a melhoria do ensino, nessa perspectiva as reformas legislativas buscam a democratização da gestão das escolas públicas baseadas em três vertentes:


Ø      Participação da comunidade escolar na seleção dos diretores da escola.
Ø      Criação de um colegiado/ conselho escolar que tenha tanto autoridade deliberativa quanto poder decisório.
Ø      Repasse de recursos financeiros as escolas e conseqüentemente de sua autonomia.


PERGUNTA: Será que esses pontos abordados estão sendo efetivados nas escolas?

            Esse movimento em favor dessas reformas participativas na educação, traduz uma grande preocupação quanto à eficácia escolar, fator importante para aprendizagem dos alunos e para legitimação do sistema escolar,dentro desse contexto a gestão escolar deverá promover a distribuição das responsabilidades para intensificar a legitimidade desse sistema.

“A gestão participativa é compreendida como uma forma regular e significante de envolvimento dos funcionários, dos pais, dos alunos e de qualquer outro representante interessado na melhoria do processo pedagógico e nas tomadas de decisões nas escolas.” Sabendo de todos esses aspectos, o que é? E como é desenvolvido nas escolas, O que você NÃO faria se fizesse parte da gestão de uma escola? Discuta com os colegas e postem críticas que sejam construtivas para a continuação do meu trabalho.

 Como a gestão participativa é desenvolvida nas escolas.

Em algumas escolas que visitei tive a oportunidade de observar e fazer alguns questionamentos a respeito de como era a organização  e a função do coordenador e gestor da escola. Fizemos uma entrevista (coletiva) com o coordenador de uma determinada  escola, embora todos tenham ficado maravilhados com as respostas e propostas que ali estavam sendo colocadas,quanto a participação de todos nas tomadas de decisões.Os resultados a meu ver não foram surpreendentes como a maioria costuma dizer, percebi que há sim certa divisão das tarefas, porém não tive como monitorar e acompanhar diariamente se realmente ocorre essa participação de todos nas tomadas de decisões.

Enfim, tenho observado que embora se tenha notícia de “práticas de uma gestão participativa”, ainda há resistência por parte de algumas escolas ao tentar ampliar o fazer pedagógico o que  acaba resultando no tradicionalismo escolar.

Venho agora apontar algumas características para refletirmos sobre o porquê optar pela participação na gestão escolar?

Ø      Para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional nas escolas.
Ø      Para garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade.
Ø      Para aumentar o profissionalismo dos professores.
Ø      Para combater o isolamento físico,administrativo e profissional dos diretores e professores.
Ø      Para motivar o apoio comunitário as escolas.
Ø      Para desenvolver objetivos comuns na comunidade escolar.

PERGUNTA: Quais pontos vocês acharam mais importantes e por quê?




4 comentários:

  1. Olha eu acho que em relação a eleição dos diretores pode até estar havendo uma partipação da comunidade, mais ainda é muito pouca, por que muitas vezes comunidade apenas vota como faz com os politicos e não cobram que o serviço seja feito.Mas muita coisa ja mudou de uns tempos para cá, quem diria que a sociedade poderia escolher diretores para a escola de seu filho e hoje em quase todas as escolas estão acontecendo. Agora precisamos incentivar a comunidade a se preocupar em participar efetivamente nas escolas que seus filhos estudam para que na haja o que uma diretora descreveu em uma conversa, que os pais das crianças só se preocupam em ir nas escolas nos dias de festa e se tiver comida e prêmios, o que não pode acontecer.

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  2. Todas as características citadas são importantes na gestão participativa. Esse tipo de gestão possibilita também a responsabilização e o comprometimento de todos com a qualidade da educação, voltada para a cidadania e inclusão.

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  3. Concordo em alguns pontos levantados por você, mas acredito que no caso do relato da professora já entramos em uma outra defificiência da sociedade,que prefiro não entrar em discurssão agora.

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  4. Qual a diferença entre motivar e engajar?
    Pergunto a todos se engajar não é mais importante e também o que devemos fazer para conseguir isso.

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